A segunda semana de outubro começa com alerta de perigo para a baixa umidade do ar em 11 estados, mais o Distrito Federal, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O alerta atinge a faixa central do país e principalmente os estados da região Centro-Oeste, com a maior parte do Mato Grosso e Goiás sob alerta, além das faixas leste e sul do Mato Grosso do Sul.
Na região Nordeste, o alerta de perigo para baixa umidade vigora principalmente na faixa oeste da Bahia, no sul do Maranhão e em grande parte de Pernambuco e do Piauí. O alerta também atinge a maior parte do estado do Tocantins, na região Norte.
Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte o alerta em vigor é de perigo potencial para baixa umidade do ar. A costa litorânea do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte estão em alerta de perigo potencial para ventos costeiros.
Já o Rio Grande do Sul está sob alerta de perigo para tempestade. A frente fria que já atinge o estado avança causando chuva forte, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h. Os acumulados variam entre 30 e 80 mm/dia, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
*Sob supervisão de Douglas Porto

