As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly Reis Lago, de 6 anos, e Allan Michael Reis Lago, de 4, entram no nono dia nesta segunda-feira (12), em Bacabal, no interior do Maranhão. A operação mobiliza uma força-tarefa formada por órgãos estaduais, municipais, voluntários da comunidade e tem apoio do Exército Brasileiro, incluindo militares que estavam de férias ou de folga.
Neste domingo (11), quatro peritos do IPCA (Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes) chegaram ao município para acompanhar o caso, segundo informações da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). A equipe multidisciplinar, composta por psicólogo e assistente social, já começou a realizar perícias psicológica e social, com escuta de familiares das crianças desaparecidas. O IPCA é um órgão governamental vinculado à SSP-MA (Secretaria de Segurança Pública do Maranhão) e à Perícia Oficial de Natureza Criminal.
O menino Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, primo dos irmãos e a terceira criança envolvida no desaparecimento, também deverá ser ouvido pelo IPCA, mediante autorização dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Ele foi localizado com vida na última quarta-feira (7), após 72 horas desaparecido.
Anderson Kauã foi encontrado em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros, em linha reta, do local onde as crianças haviam sido vistas pela última vez, segundo a PCMA (Polícia Civil do Maranhão). O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança em meio à vegetação.
Após o resgate, o menino foi encaminhado ao Hospital Geral de Bacabal, onde permanece internado. De acordo com a equipe médica, ele chegou abatido e com dificuldade para falar, mas apresenta boa evolução clínica. A criança segue sob cuidados médicos e acompanhamento psicológico, sem previsão de alta. Em estado de choque, conseguiu repassar apenas informações preliminares, que foram analisadas pelas autoridades.
Leia também: Governador anuncia apoio do Exército em busca de irmãos no Maranhão
Conforme a SSP-MA, as bases das buscas estão instaladas em dois pontos estratégicos: no povoado São Sebastião dos Pretos, onde as crianças residem, e no povoado Santa Rosa, próximo à área onde Anderson Kauã foi localizado. Em ambos os locais, a Prefeitura de Bacabal montou estrutura de apoio às forças de segurança e aos voluntários, com tendas, alimentação, água, ambulância e outros serviços.
Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a integração entre os órgãos envolvidos.
“Toda ajuda é importante. Por isso, estamos recebendo o apoio do Exército Brasileiro e Batalhão Ambiental, que se unem às nossas forças de segurança nas buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel. Os trabalhos seguem sem parar, com técnica e equipamentos adequados, para localizar as crianças e acabar com o sofrimento da família e da comunidade”, afirmou.
Segundo o governador, as buscas já somam mais de 150 horas ininterruptas, com mais de 500 pessoas mobilizadas, além do uso de equipamentos modernos e apoio do município e da população local. “Não vamos parar até encontrar os irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel, residentes do Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal”, disse.
Leia também: Buscas por crianças no Maranhão chegam ao 6º dia após primo ser achado vivo
As operações contam com aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA), drones com sensores térmicos, cães farejadores e equipes especializadas da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), PCMA, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Força Estadual, Exército Brasileiro e órgãos municipais.
Entenda o caso
As três crianças desapareceram no domingo, 4 de janeiro, após saírem para brincar em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal. Familiares informaram que as crianças tinham o hábito de circular pela região.
As buscas tiveram início ainda no domingo, com atuação do Cosar (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural) da PMMA. Na segunda-feira (5), a mãe, o padrasto e a avó das crianças prestaram depoimento na Delegacia de Bacabal e foram liberados.
O caso teve um desdobramento na quarta-feira (7), quando Anderson Kauã Barbosa Reis, de 8 anos, primo dos irmãos desaparecidos, foi encontrado com vida em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros, em linha reta, do local onde as crianças haviam sido vistas pela última vez. Ele foi localizado por três produtores rurais que trafegavam pela região em uma carroça.
A Prefeitura de Bacabal informou que mantém apoio permanente às operações de busca. O prefeito Roberto Costa determinou suporte imediato às equipes policiais e aos moradores da comunidade, e o município mantém equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão 24 horas por dia.

