PUBLICIDADE

Tesla enfrenta nova investigação nos EUA sobre recursos de direção autônoma


A Tesla está enfrentando uma investigação de reguladores federais de segurança para saber se ela atrasou a notificação ao governo dos Estados Unidos sobre acidentes envolvendo sua tecnologia de assistência ao motorista.

A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) está investigando se a empresa está cumprindo ou não as regulamentações que exigem a divulgação de dados sobre acidentes envolvendo seus carros quando estes utilizam determinados recursos de assistência ao motorista.

Em um documento federal divulgado na quarta-feira (20), a NHTSA afirmou que “os acidentes relatados ocorreram vários meses ou mais antes das datas dos relatórios. A maioria desses relatórios envolveu acidentes nos quais […] o prazo exigia que o relatório fosse enviado dentro de um ou cinco dias após a Tesla receber a notificação do acidente”.

Muitos veículos Tesla vêm equipados com o Autopilot, um sistema projetado para ajudar motoristas em rodovias de acesso limitado, e o recurso Full Self Driving da empresa, que supostamente é capaz de guiar carros tanto em ruas da cidade quanto em rodovias.

Ambos os recursos devem ser usados ​​somente com uma pessoa no banco do motorista prestando atenção e podendo assumir o controle do carro.

Embora a NHTSA tenha inúmeras investigações em andamento sobre a Tesla e a segurança de seus esforços com veículos autônomos, a investigação mais recente é a primeira iniciada desde que o presidente Donald Trump retornou ao cargo.

Ela também pode ser vista como mais um golpe na aposta da Tesla de que sua tecnologia de veículos autônomos será fundamental para seu crescimento e lucratividade futuros.

Os investidores acreditavam que o governo Trump seria vantajoso para as ambições de Elon Musk, CEO da Tesla, em direção aos veículos autônomos, possivelmente até mesmo significando o fim das investigações de segurança em andamento na empresa.

Musk dedicou centenas de milhões de dólares à eleição de Trump e atuou como um importante conselheiro do presidente após sua posse. No entanto, os dois se desentenderam desde então.

A NHTSA afirmou que a Tesla indicou ter corrigido problemas anteriores na coleta e no reporte dos dados necessários. A agência afirmou que planeja auditar os dados da Tesla para verificar se isso é verdade.

O secretário de Transportes, Sean Duffy, disse em abril que seu departamento mudaria os requisitos de relatórios, como parte dos esforços para promover veículos autônomos.

“Ouvimos de parceiros do setor que os requisitos de relatórios de acidentes para veículos autônomos são muito caros”, disse ele ao anunciar o programa de veículos autônomos do departamento.

“Mas esses relatórios ajudam o Departamento de Transportes a monitorar a segurança no trânsito. Então, para equilibrar essas preocupações, simplificamos o processo.”

A Tesla foi considerada culpada no início deste mês por um acidente fatal em 2019 com um Model S equipado com piloto automático que atingiu um carro estacionado, resultando na morte de um de seus ocupantes. A empresa foi condenada a pagar US$ 329 milhões em danos, mas anunciou planos de recorrer da decisão.

A fabricante não respondeu a um pedido de comentário.

Traduzido por João Nakamura



CNN Brasil

Leia mais

PUBLICIDADE