PUBLICIDADE

Trump ameaça impor tarifas a Espanha após recusa com gastos de defesa


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira (25) que fará a Espanha pagar o dobro por um acordo comercial após a recusa do país em cumprir a meta de gastos com defesa da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os líderes da OTAN anunciaram o expressivo aumento nos gastos com defesa exigido pelo presidente americano. A Espanha, no entanto, declarou que não precisa atingir a meta e pode cumprir seus compromissos gastando menos.

“A Espanha cumprirá as capacidades acordadas e continuará sendo uma peça-chave no quadro de segurança europeu”, afirmou o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

O presidente americano chamou a decisão da Espanha de “terrível” e prometeu forçar o país a compensar a diferença de investimento.

Estamos negociando um acordo comercial com a Espanha. Vamos fazê-los pagar o dobro”, disse Trump.

Como membro da União Europeia, a Espanha não negocia diretamente com os Estados Unidos sobre comércio. As relações comerciais do bloco composto por 27 países são conduzidas pela Comissão Europeia.

No entanto, o presidente americano pode ter dificuldade em cumprir sua ameaça de punir a Espanha por meio de um pacto comercial, a menos que ele consiga incluir essa questão em um acordo mais amplo da União Europeia.

O Ministério da Economia espanhol não quis comentar.



CNN Brasil

Leia mais

PUBLICIDADE